8
Lato Sensu
            Estude Aqui           Lato Sensu             Lato Sensu      
 voltar
Especialização Pastoral numa Igreja em Saída | ed.2 TEOLOGIA Período de inscrição 14/08/2017 a 27/11/2017
Apresentação
O curso propõe novos horizontes para ação evangelizadora da Igreja, tendo como foco gerador do “novo” a coordenação de pastoral. Proporcionará o acesso a reflexões e conteúdos fundamentais para a pastoral no mundo contemporâneo. Além disso, destacará experiências pastorais significativas que já apontam caminhos novos para a Igreja hoje.
 
Ao repensar a missão da coordenação pastoral, pretende-se enfrentar as diversas tentações sofridas pelos agentes de pastoral (cf. EG, 70 ss.), gerando pessoas que “pensam” a ação pastoral e propõem saídas que se configurarão como respostas novas aos desafios que a realidade apresenta.
 
No primeiro módulo o curso oferecerá um diagnóstico teológico-pastoral do tempo presente, apresentando o novo paradigma de sociedade e cultura e a necessidade da Igreja realizar a mudança ou conversão pastoral. Além disso, irá propor uma espiritualidade que sustente o agir pastoral em tempos de incertezas.
 
No segundo módulo o curso indicará saídas para a pastoral em “tempos de travessia”, propondo um novo jeito de evangelizar na era digital, de pensar e organizar a “nova paróquia”, de repensar a pastoral litúrgico-sacramental e a animação bíblica da vida e da pastoral, de arriscar o anúncio da fé na sociedade, sem deixar de priorizar as juventudes.
 
No terceiro módulo o curso mostrará que os caminhos da conversão pastoral passam necessariamente pelo planejamento da ação pastoral, que faz a Igreja deixar de ser um conjunto de pastorais sem prioridades para ser projeto em conjunto, com prioridades e estratégias, e a coordenação pastoral como a que impulsiona a mudança e aponta novos horizontes para a ação evangelizadora. Uma pastoral de “proposta” e “em saída” que arrisca o novo nas periferias existenciais e sociais num mundo em constante mudança.
 
Ao longo dos módulos o curso apresentará e analisará experiências pastorais significativas que já se constituem como caminhos novos para a Igreja hoje. Nesse sentido, o curso se tornará num verdadeiro “laboratório” onde se experimenta e se gera a “novidade pastoral”.
 
A base espiritual do curso se fundamenta na “mística da travessia”. Essa mística sustentará a dinâmica de todo o curso que, em tempos de crise, se mostrará como um “mapa” orientador da passagem “para o outro lado do mar” (Mc 4,35-41).
Destinatários

Presbíteros, diáconos, religiosos/as e leigos/as que atuam em coordenação pastoral de paróquias, dioceses, regionais e de pastorais específicas.


- Módulo I: 08 a 24 de janeiro de 2018
- Módulo II: 09 a 27 de julho de 2018
- Módulo III: 07 a 25 de janeiro de 2019

. APOIO INSTITUCIONAL .
Centro Loyola Belo Horizonte
CNBB

. EDITAL do curso (edição 2) disponível para baixar abaixo .
Dúvidas podem ser escalrecidas através do +55 (31) 3115-7013
Contato * Preenchimento Obrigatório
Receba as notícias e artigos da Faculdade Jesuíta. Cadastre seu e-mail...